Pular para o conteúdo principal

O corrompimento dos eleitos


     O escritor inglês Thomas Hobbes proferiu a seguinte frase; "O homem é o lobo do próprio homem". O homem já carrega dentro de si, uma tendência á corrupção, de sua moral e ética, porém ele pode optar por escolher se ira ter seus valores éticos e morais deturpados, ou se não se deixará corromper. O cenário político brasileiro é baseado na Revolução Francesa, onde há uma divisão dos três poderes; Judiciário, Legislativo e Executivo.
     O fato de o cenário político brasileiro ser muito abrangente e possuir um enorme contingente de políticos, é de certo ponto de vista, um fator agravante para o aumento da corrupção. Diversos são os modos que alguns políticos encontram de se corromper. Há favorecimentos que protegem os políticos, como é o exemplo do Foro Privilegiado. A corrupção tem encontrado diversas brechas, entre elas pode-se citar; o Nepotismo cruzado, a fraude nas licitações, a compra de votos, o recebimento de propina, entre outros.
     As consequências da corrupção dos políticos no Brasil são diversas, e ocasionadas em cadeia. A falta de saúde, saneamento básico, segurança, educação, é ocasionada visto que não há repasses de verbas, pois há o desvio das mesmas. A população sofre cada dia mais com as consequências da corrupção, que muitas vezes é gerada por candidatos que ela mesma elege. O caos tem se instalado pelas mãos dos corruptos, e estabelecido certa desconfiança e descontentamento por parte da população.
     Tendo em vista os fatos, é possível sim limpar o Brasil da corrupção, porém devem haver interrupções para que  isso ocorra. Uma das primeiras ações deveriam ser a retirada do Foro Privilegiado dos políticos, tendo em vista que esse fato abrirá oportunidade para que eles sejam devidamente punidos e investigados. Deve haver por parte do poder Judiciário maior liberdade e poder para que possam investigar e julgar os corruptos. A maior investigação de casos de Nepotismo cruzado também deve acontecer, tendo em vista, que é um fortalecimento do poder Judiciário.

Comentários

  1. O fato é que a maldade e perversidade humana são mais do que tendências. Farei um artigo, em breve, colocando alguns pontos na mesa. Seria o homem mau por natureza ou apenas corruptível? Ou talvez ambos?

    É interessante frisar que a Teoria dos Três Poderes de Montesquieu, por mais que tenha suas imperfeições, é de longe o único sistema que funciona. Dentre as brechas citadas no seu texto, nada mais óbvio do que a conclusão no tocante à fiscalização dos três poderes. Isso me remete a trazer em discussão o sistema do parlamentarismo-monárquico, cujo não só detém o quarto poder moderador para fiscalizar os outros três poderes como também tem uma tendência menor à corrupção.

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. A exórdio, um leitor leigo que não possuí domínio do assunto pode se questionar a origem da corrupção, visto que você deixa claro no começo da sua argumentação:
    '[...] O homem já carrega dentro de si, uma tendência á corrupção, de sua moral e ética [...] '.
    No entanto fica um pouco vago essa afirmação, mas acredito que você esteja se referindo ao pecado original, visto que após ele o homem passou a ter uma tendência ao mal (diferente de ser mal por natureza, porque se assim fosse Deus haveria de ter criado criaturas imperfeitas, no entanto isso impossível desde que Deus é impassível de erro/imperfeição).
    Bem, prosseguindo, você diz que nosso modelo judiciário segue o modelo da Revolução Francesa, exatamente, no entanto a priori não como modelo de República e sim uma Monarquia Parlamentarista, onde o Rei perdeu o seu poder absoluto (absolutismo).
    Já o restante do seu artigo você discorre a respeito da corrupção no Brasil, por outro lado deixa a desejar na 'origem' dessa corrupção por parte dos políticos, no que tange os reflexos negativos todos nós já conhecemos, no entanto não ficou claro como surgiu essa corrupção no meio político.
    Para entendermos melhor sobre a origem dessa corrupção na sociedade hodierna devemos saber qual é a ideia ou melhor ideologia por traz disso tudo. A ideologia responsável por viabilizar a corrupção em nosso país nada mais, nada menos é o Comunismo/Socialismo, tendo isso em vista, podemos afirmar que a corrupção socialista não se atem somente no âmbito socioeconômico, mas também principalmente nos âmbitos morais, éticos e religiosos.
    Se observarmos com um pouco mais de cautela os objetivos do comunismo podemos perceber rapidamente que o objetivo deles sempre foram subverter os valores para se atingir o poder, em nosso país isso fica bem evidente durante o governo do PT (claro que alguns presidentes anteriores já vinham fazendo isso Getúlio Vargas e Luis Carlos Prestes foram um exemplo claro disso), no entanto a diferença do PT é que eles NORMATIZARAM a corrupção em nosso país através de leis cada vez mais lenientes e flexíveis, ou seja, a corrupção e o crime compensou, sendo assim, a origem de tudo isso foi uma cultura que foi fomentada principalmente pelos nossos governantes.
    Por fim, você finaliza sua argumentação dizendo que é possível 'acabar' com a corrupção começando com a retirada do Foro Privilegiado, o Foro Privilegiado é só uma gota em um mar de mijo e merda, a verdadeira solução para tudo isso é o conhecimento, como diz em um trecho bíblico:
    'Conhecereis a verdade e ela vos libertará' (João 8:32).
    A mudança não acontece de cima (governantes) para baixo (população), mas ao contrário, algumas pessoas e grupos de escol vide: Olavo de Carvalho, Bernardo Küster, Nando Moura, Terça Livre, Brasil Paralelo, entre outros canais já perceberam isso, e estão trabalhando com afinco no ensino e conscientização através de suas plataformas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, este texto em questão foi uma redação de nivel médio, um modelo de redação para o Enem. Pretendo quem sabe, escrever um outro texto abordando mais a fundo o assunto. Agradeço pelo feedback, acredito que tenha me agregado muito conhecimento, e espero quem sabe, poder citar alguns de seus pontos em um futuro texto.

      Excluir
  3. Bom texto! Acredito apenas que o judiciário não deve ganhar mais força! Já assistimos muitos casos de ativismo por parte dos senhores de toga. Talvez se o legislativo propusesse leis mais brandas teríamos um bom começo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Outro olhar sobre Adolf Hitler

Este artigo visa apresentar a vida de Adolf Hitler e sua estratégia de ascensão ao poder, assim como sua postura individualista e ao mesmo tempo altruísta, seu discurso retórico atraente, sua estratégia desarmamentista, seu poderio em todos os âmbitos, sua influência na cultura alemã, e a semelhança entre nazismo e socialismo, uma vez aquele é fruto deste último. Poderá ainda auxiliar o leitor na redação de textos e discursos referentes a temas históricos, políticos e sociais. Ele tem por objetivo expor o modo como Hitler chegou ao poder e as consequências disto para a Alemanha e para o mundo.                                           Adolf Hitler – O início Adolf Hitler nasceu na Áustria em 1889 e morreu na Alemanha em 1945. Com os pais mortos, desde jovem viveu de uma pensão deixada por seu pai e de empregos informais. Era medíocre e instável nos estudos. Queria ser ...

Sobre o fogo ou Deus como procedência de nossas afeições

("Amigos para sempre - II" de Victor Bauer, óleo sobre tela) Enquanto conversava casualmente com uma amiga, discutíamos brevemente algumas questões referentes ao impacto de certos tipos de amizades em nossa vida, e como estas tinham poder de nos afetar, tanto positiva quanto negativamente. Durante a conversa, usei uma analogia como forma de tornar mais clara a transmissão de minhas impressões sobre o assunto, em que usava a imagem de uma fogueira ou tocha como forma de descrever a imagem de Deus “provador” de toda e qualquer relação afetiva que viéssemos a ter. A ideia me pareceu relativamente contundente, e decidi expô-la aqui também, esperançoso de que estas considerações sejam de alguma utilidade aos que as lerem. A priori , tomemos a imagem de Deus como uma grande fogueira: brilhante, incandescente, crepitante e chamativa. A nós cristãos, que vivemos num mundo dominado pelas trevas e pelo frio cortante – isto é, pelo pecado, tanto externo quanto interno – é in...

Dê rosas a quem lhe dá espinhos!

   Dar rosas a quem nos dá espinhos talvez seja uma das coisas mais difíceis a se fazer, do mesmo modo que amar nossos inimigos é.    O nosso ser grita a todo momento por "dar espinhos a quem nos dá espinhos"; nos vingar e martirizar a quem nos feriu, nos magoou, nos prejudicou.    Interiormente sabemos que não é  certo, que Deus não se agrada, que não faz bem a ninguém, mas muitas vezes deixamos o ódio e o rancor falarem mais alto. É uma luta, uma batalha incessante, que tentamos de toda forma vencer, batalha esta que é travada contra nós mesmos, contra nossos demônios interiores.    Uma ferida em nossa alma é difícil de ser curada, é como uma flecha que perfura nosso orgulho e atinge nosso ego. É doloroso, principalmente para os mais orgulhosos.     E é ai que tudo se torna um campo de batalhas. Uma luta é travada entre pessoas - machucadas cada uma a seu modo - que buscam amenizar a dor ferindo e derrubando ...