A sociedade prevista por Aldous Huxley e George Orwell aconteceu em partes. De fato, existe uma política de pão e circo juntamente com um totalitarismo disfarçado. Ambos acertaram em detalhes singulares. Huxley previu uma sociedade que se perdeu naquilo que mais amava, enquanto Orwell previu uma sociedade controlada pelo Estado.
A ideia foi amplamente discutida por Neil Postman, que inclusive escreveu uma obra justamente para pautar tudo isso e trazer consigo sua opinião -- a qual eu concordo. Se Postman estivesse vivo em 2018, com certeza enlouqueceria diante de tantos acertos. A sociedade atual não só se perdeu em meio aos prazeres, como também é controlada pelo totalitarismo. Ao menos a sociedade brasileira sim.
A sociedade brasileira, vítima de um governo ilegítimo, vítima de corrupção desenfreada e vítima da mentira. Ao mesmo tempo, é vítima de um mar de irrelevância. Vítima de um pensamento "rir pra não chorar." A sociedade brasileira sofre dos dois males. A sociedade brasileira não tem por onde correr, pois está de pés e mãos atadas. Se revoltam, reclamam, mas persistem no erro e continuam sendo enganados. Percebem que há algo errado, mas não corrigem ou se quer contribuem para corrigir o erro.
A sociedade atual se acomodou. Se acomodou ao que não presta. Se acomodou com o que é ruim. Com o que é mau. Vivemos em uma era de futilidades, e quando achamos que estamos fugindo desse padrão de futilidade estamos na verdade sendo enganados por outros poderosos. Somos manipulados por paixões momentâneas, e quando nos libertamos dessas paixões, nos prendemos de novo nas limitações impostas pelo Estado. Quando não estamos assistindo novela, estamos procurando emprego numa crise causada por más políticas públicas. Quando não estamos comentando sobre futebol, estamos xingando algum político mas votando em alguém da mesma laia nas próximas eleições. Percebe o quanto a sociedade corre como uma barata tonta para a solução dos problemas causada pelos mesmos que se dizem solucionadores desse problema?
Seria a sociedade contemporânea uma sociedade hipócrita e miserável? Leia mais em: https://apenasdialetica.blogspot.com/2018/05/a-sociedade-do-futuro.html
Artigo completo disponível no link acima.

Comentários
Postar um comentário